Mitos e verdades sobre a amamentação — Labi Exames

Mitos e verdades sobre a amamentação

13 de agosto de 2019
Aleitamento materno

O aleitamento materno é um dos momentos mais importantes entre mãe e bebê. Os benefícios do leite materno são muitos. Ele proporciona todos os nutrientes necessários que um recém-nascido precisa, fortalece o sistema imunológico da criança e ajuda a prevenir doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. Além disso, para a mãe, a amamentação auxilia nas contrações uterinas, fazendo com que o órgão volte ao seu tamanho normal mais rapidamente.

Além de servir como fonte de alimentação, o aleitamento é considerado um ato de amor e uma forma de criar laços com a criança. Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre essa prática. Aproveitando o Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, conheça os mitos e verdades sobre a amamentação.

Amamentação dói?

Segundo especialistas, a apojadura (descida do leite) não deve ser dolorida. Já o ato de amamentar pode ser incômodo no começo, mas com o tempo tudo se torna muito natural e prazeroso. Deve-se observar, portanto, se a pega (o encaixe do boca do bebê no seio) está correta e, sempre que possível, massagear o seio para que o leite não empedre. Lembre-se: a melhor posição para amamentar é a que mãe e bebê sintam-se confortáveis.

Peito pequeno tem menos leite?

Não, o tamanho dos seios é consequência do tecido gorduroso que não interfere na produção de leite. Portanto, é mito dizer que formato ou tamanho influenciam na quantidade produzida.

Existe leite fraco?

Não existe leite fraco e sim técnicas erradas de amamentação. Mamar pouco e em frequências baixas são alguns exemplos de formas incorretas. Toda mãe tem capacidade para dar leite ao bebê e garantir todos os nutrientes e anticorpos necessários para o crescimento da criança.

O peito vai cair?

Durante a gestação, é normal o corpo da mulher mudar, e isso inclui os seios. Entretanto, amamentar não deixa os seios flácidos como muita gente acredita. Normalmente, a queda do peito está associada a fatores hereditários, idade, aumento de peso ou musculatura de sustentação das mamas.

Preciso entrar em uma dieta durante a amamentação?

Não é necessário entrar em uma dieta restrita, porém, deve-se manter uma alimentação equilibrada e variada. Priorize comidas naturais e, caso sinta que algo provocou desconforto no bebê, suspenda-o por alguns dias e volte a introduzi-lo mais adiante para ter certeza.

Vou ficar sem leite se doar?

Pelo contrário, quanto mais você amamentar ou estimular os seios, mais leite será produzido. Agora que você já sabe que doar é ótimo para o seu corpo e para outras famílias, que tal se tornar uma doadora? Vá a qualquer uma das unidades da Rede Global de Bancos de Leites Humanos (rBLH) e faça a sua doação.

Você sabia que durante os períodos de férias há uma queda no número de doadoras? De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o número chega a ser 55% menor do que em outras épocas do ano. Ajude outra mãe a alimentar o seu filho.

Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre nossos exames.
Consulte aqui
Você também pode consultar preços de exames individuais.
Consulte aqui

Porque saúde
é para todos!

O Labi Exames tem diversos check-ups de exames diferentes, criados especialmente para você.

Cada check-up foi desenvolvido para um perfil de pessoa e contém uma série de exames importantes para o acompanhamento da sua saúde. Você não precisa de prescrição médica para fazer exames. Basta escolher o check-up que melhor se adequa a você e procurar uma unidade ou entrar em contato para agendar coleta residencial. Caso precise de exames avulsos, consulte individualmente em nosso site ou no link abaixo - clique aqui para consultar exames avulsos.

No Labi Exames, você tem acesso ao seu resultado aqui mesmo no nosso site.

Basta clicar no ícone de resultados de exames no canto superior direito e informar o código do seu exame. Se precisar do seu exame impresso, procure uma de nossas unidades.

Veja aqui nossos dados de contato:

WhatsApp: 11 97216-4063 E-mail: info@labiexames.com.br

Após receber os resultados dos seus exames, você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar e decidir o que deve ser feito.

Consulte sempre um médico de sua confiança, para que sua saúde esteja sempre sob controle. Nós do Labi Exames temos o prazer de continuar proporcionando exames de qualidade, acessíveis a um preço justo, com todo o cuidado e carinho que você merece.

Precisa de ajuda para fazer seu orçamento? Chame no Whatsapp