Hepatite B também é doença sexualmente transmissível — Labi Exames

Hepatite B também é doença sexualmente transmissível

22 de fevereiro de 2019
Hepatite-B-DST

Anualmente, vírus da hepatite B causa mais mortes do que o HIV. Exames e vacina são fundamentais para prevenção da doença.

A hepatite B é uma doença viral que ataca as células hepáticas, causando irritação e inflamação do fígado, um dos principais órgão vitais do nosso organismo. Entre as principais maneiras de transmitir o vírus, destacam-se os fluidos corporais (sangue, esperma e o leite materno na amamentação). Por conta disso, a hepatite B é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença sexualmente transmissível (DST) e anualmente causa mais mortes do que o HIV

Como o vírus tem um período de incubação, que pode durar de um a quatro meses, sempre que praticar sexo sem proteção é recomendável a realização do exame Anti-HBC Total após este período, a fim de evitar a transmissão da doença.

Além do uso de preservativos para evitar o contágio por DSTs, outra forma importante de evitar a contaminação é por meio da vacina contra a hepatite B.

Sem vacina ou exame, a hepatite B pode permanecer no fígado por um longo período sem apresentar sintomas, podendo ser descoberta apenas em fase final de cirrose ou câncer de fígado.

Transmissão da hepatite B pela gravidez

Entre as consequências da hepatite B na gestação estão o parto prematuro e o risco de transmissão da doença para o bebê. Neste caso, o recém nascido pode sofrer com problemas graves como lesões hepáticas, câncer no fígado e até a morte. Por isso o exame Anti-HBC Total faz parte do grupo de exames pré-natal.

Além das gestantes, o exame para hepatite B também é de extrema importância para mulheres que possuem maior chance de exposição ao vírus, como:

• Pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
• Militares, Policiais e Profissionais do sistema carcerário;
• Coletores de lixo hospitalar e domiciliar;
• Manicures, pedicures e podólogos;
• Populações indígenas;
• Usuários de drogas compartilháveis.

Dada a importância do tratamento precoce, também é importante para a mulher descobrir que está grávida o quanto antes. Para isso basta fazer o exame Beta HCG (o famoso “Exame de Gravidez”) quando houver atraso na menstruação ou suspeita de gravidez.

Prevenção contra hepatite B

• Uso do preservativo nas relações sexuais;
• Materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
• Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
• Não compartilhar lâminas de barbear ou depilar;
• Não compartilhar equipamentos para consumo de drogas.

Para confirmar a gravidez e seu estágio, o Labi dispõe de exame que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. A dosagem de Beta-HCG também deve ser feita em mulheres que estejam em idade fértil e que vão passar por procedimentos ou usar medicamentos contraindicados na gravidez. Isso porque, mesmo usando métodos contraceptivos, é possível que haja falha e que a mulher esteja grávida sem saber.

Check-Up

Saúde sexual
5 exames em 1 só check-up

R$ 125,00

Conheça o check-up
Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre nossos exames.
Consulte aqui
Você também pode consultar preços de exames individuais.
Consulte aqui

Porque saúde
é para todos!

O Labi Exames tem diversos check-ups de exames diferentes, criados especialmente para você.

Cada check-up foi desenvolvido para um perfil de pessoa e contém uma série de exames importantes para o acompanhamento da sua saúde. Você não precisa de prescrição médica para fazer exames. Basta escolher o check-up que melhor se adequa a você e procurar uma unidade ou entrar em contato para agendar coleta residencial. Caso precise de exames avulsos, consulte individualmente em nosso site ou no link abaixo - clique aqui para consultar exames avulsos.

No Labi Exames, você tem acesso ao seu resultado aqui mesmo no nosso site.

Basta clicar no ícone de resultados de exames no canto superior direito e informar o código do seu exame. Se precisar do seu exame impresso, procure uma de nossas unidades.

Veja aqui nossos dados de contato:

WhatsApp: 11 97216-4063 E-mail: info@labiexames.com.br

Após receber os resultados dos seus exames, você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar e decidir o que deve ser feito.

Consulte sempre um médico de sua confiança, para que sua saúde esteja sempre sob controle. Nós do Labi Exames temos o prazer de continuar proporcionando exames de qualidade, acessíveis a um preço justo, com todo o cuidado e carinho que você merece.