5 dicas de saúde para quem tem uma rotina sedentária — Labi Exames

5 dicas de saúde para quem tem uma rotina sedentária

4 de março de 2019
sendentarismo

Brasil lidera ranking na América Latina dos países sedentários, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS)

O sedentarismo é um dos principais fatores das doenças não transmissíveis, sendo responsável, estima-se, por quase 14% das mortes no Brasil. A recomendação da OMS é a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana em grau moderado a intenso ou 75 minutos de esforço físico forte. Isso equivale a 30 minutos de caminhada ou 15 minutos de corrida por dia, durante a semana.

Quem possui planos de saúde recebe estímulo constante das operadoras para a prática de exercícios. As iniciativas públicas também estão cada vez mais acessíveis, porém aproximadamente 13% dos brasileiros afirmam não terem vontade de realizar atividades físicas.

Uma rotina sedentária aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, acúmulo de gordura (principalmente no fígado), AVC (Acidente Vascular Cerebral) e certos tipos de câncer. Procurar um médico na busca de novos hábitos é a primeira atitude a ser tomada nesses casos.

Vamos listar aqui outras cinco alternativas para colocar em movimento quem costuma ter uma vida parada:

Para maratonistas de seriados

A gente sabe o quanto você ama passar horas assistindo suas séries favoritas e isso é ótimo, acredite! Estimula a criatividade, ativa a memória e ajuda a prevenir doenças como Alzheimer. Porém tudo que é exagerado é prejudicial, certo? Entre uma série e outra, levante para mexer os músculos e estimular a circulação sanguínea, evitando consumir alimentos que possam prejudicar a saúde. Outra dica para os maratonistas de seriados é revezar a casa onde assistir, assim você e seus amigos acabam fazendo alguns exercícios no caminho.

Para gamers

Com a valorização cada vez maior dos campeonatos de jogos eletrônicos profissionais, esta atividade deixou de ser brincadeira há algum tempo. Porém, de longe, serve de desculpa ou argumento para o sedentarismo. Quem deseja destacar-se profissionalmente tem que adotar rotina de atleta, com horas de treinos específicos, de habilidade e físicos, para ajudar a suportar as longas jornadas e a pressão psicológica. Se o videogame ou jogo no computador é só o passatempo preferido, não pode comprometer as outras atividades do dia, como estudo, trabalho, vida social e principalmente a atividade física.

Para quem não consegue ir à academia

As academias estão em todo o lugar e cada vez mais diversificadas. Porém para algumas pessoas não é uma prioridade de tempo ou de investimento. Se é o seu caso, nem por isso você precisa deixar de praticar exercícios. Reserve de 20 a 30 minutos do seu dia para exercitar-se, em casa mesmo. Utilize seu smartphone, tablet, notebook ou smartTV para conectar-se a algum canal de vídeos que oriente a prática de exercícios moderados. Procure utilizar pesos como pacotes de alimentos para fortalecer os músculos. Durante o dia, troque as escadas rolantes e elevadores por escadas normais e procure caminhar mais.

Para quem não gosta de praticar exercícios sem companhia

Se ter um cachorro está nos planos, ele poder ser a sua companhia que faltava. Para quem tem uma rotina sedentária e deseja mudar os hábitos, um pet é uma companhia super ativa, seja pra jogar uma bolinha ou uma caminhada sem perceber na hora de passear. Sem contar nas novas possíveis amizades que os pets proporcionam.

Para quem não encontra motivação

Praticar exercícios requer um preparo mental. Geralmente é um objetivo focado no verão, em uma viagem ou um grande evento, como casamento, por exemplo. Mas não importa o tamanho da jornada, sempre vai começar com o primeiro passo. Mas sabemos que dar este primeiro passo é a grande barreira para muitas pessoas, como vimos no começo do artigo. Nestes casos, para manter a saúde em dia, o ideal é acompanhar os níveis de colesterol, triglicerídeos e enzimas hepáticas com exames feitos pelo Labi.

Pessoas sedentárias que querem começar a praticar alguma atividade física, de média ou alta intensidade, devem primeiramente procurar uma orientação médica e de profissionais de educação física. Além de uma série de benefícios à saúde, praticar exercícios melhora o humor, a qualidade do sono e a energia para o trabalho.

Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre nossos exames.
Consulte aqui
Você também pode consultar preços de exames individuais.
Consulte aqui

Porque saúde
é para todos!

O Labi Exames tem diversos check-ups de exames diferentes, criados especialmente para você.

Cada check-up foi desenvolvido para um perfil de pessoa e contém uma série de exames importantes para o acompanhamento da sua saúde. Você não precisa de prescrição médica para fazer exames. Basta escolher o check-up que melhor se adequa a você e procurar uma unidade ou entrar em contato para agendar coleta residencial. Caso precise de exames avulsos, consulte individualmente em nosso site ou no link abaixo - clique aqui para consultar exames avulsos.

No Labi Exames, você tem acesso ao seu resultado aqui mesmo no nosso site.

Basta clicar no ícone de resultados de exames no canto superior direito e informar o código do seu exame. Se precisar do seu exame impresso, procure uma de nossas unidades.

Veja aqui nossos dados de contato:

WhatsApp: 11 97216-4063 E-mail: info@labiexames.com.br

Após receber os resultados dos seus exames, você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar e decidir o que deve ser feito.

Consulte sempre um médico de sua confiança, para que sua saúde esteja sempre sob controle. Nós do Labi Exames temos o prazer de continuar proporcionando exames de qualidade, acessíveis a um preço justo, com todo o cuidado e carinho que você merece.