Herança genética é uma das principais causas de colesterol alto — Labi Exames

Herança genética é uma das principais causas de colesterol alto

15 de fevereiro de 2019
colesterol alto

Pai, mãe ou irmãos com casos de colesterol podem indicar uma propensão à doença. Nestes casos, os exames devem ser feitos com regularidade e a partir da adolescência.

O colesterol alto é um dos maiores fatores de risco da atualidade. Quadros de saúde críticos como hipertensão, cardiopatia e AVCs (ou acidente vascular cerebral, os famosos “derrames”) têm taxas de ocorrência muito maiores entre pessoas com altos níveis de colesterol. E o principal fator de influência nestes elevados níveis é o fator genético.

Se a principal causa do colesterol alto é genética, o que eu posso fazer?

Antes de mais nada, o fator genético não é a causa do colesterol alto – ele é um fator de predisposição. Isto quer dizer que, mesmo com histórico na família, você pode reverter este quadro controlando os seus níveis de colesterol e incluindo hábitos como atividades físicas e alimentação saudável no seu dia-a-dia.

O primeiro passo é fazer verificações periódicas dos seus níveis de colesterol. Como eles são influenciados por fatores como alimentação e stress, variações podem acontecer em um curto período de tempo. Até mesmo problemas aparentemente não relacionados, como uma disfunção hepática, podem causar alteração nos níveis de colesterol, já que o fígado é responsável por boa parte da produção e pelo processamento deste componente.

Exames para acompanhamento do colesterol

Com exames completos, como o de colesterol total, HDL e LDL, você e seu médico podem acompanhar sua saúde de perto e evitar problemas graves no longo prazo. Conheça aqui os exames de colesterol do Labi.

Hábitos que ajudam a controlar o colesterol

Com um acompanhamento frequente você estará apto a perceber que hábitos no seu dia-a-dia ajudam na manutenção de adequados níveis de colesterol, de acordo com a sua genética. Mantenha o nível do colesterol dentro dos valores recomendados, e experimente no seu dia-a-dia:

 • Consumir alimentos ricos em fibra, como vegetais e frutas que absorvem a gordura
 • Evitar enlatados, frituras e embutidos
 • Fazer exercício físico
 • Não fumar e evitar fumaça de cigarro

Além disso, alguns tratamentos podem incluir também uso de medicamentos denominados de estatinas. Na consulta com o seu médico ele indicará a melhor opção de tratamento. Não utilize medicamentos sem a prescrição médica.

Comece agora a acompanhar o seu colesterol. Conheça os exames do Labi.

Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre nossos exames.
Consulte aqui
Você também pode consultar preços de exames individuais.
Consulte aqui

Porque saúde
é para todos!

O Labi Exames tem diversos check-ups de exames diferentes, criados especialmente para você.

Cada check-up foi desenvolvido para um perfil de pessoa e contém uma série de exames importantes para o acompanhamento da sua saúde. Você não precisa de prescrição médica para fazer exames. Basta escolher o check-up que melhor se adequa a você e procurar uma unidade ou entrar em contato para agendar coleta residencial. Caso precise de exames avulsos, consulte individualmente em nosso site ou no link abaixo - clique aqui para consultar exames avulsos.

No Labi Exames, você tem acesso ao seu resultado aqui mesmo no nosso site.

Basta clicar no ícone de resultados de exames no canto superior direito e informar o código do seu exame. Se precisar do seu exame impresso, procure uma de nossas unidades.

Veja aqui nossos dados de contato:

WhatsApp: 11 97216-4063 E-mail: info@labiexames.com.br

Após receber os resultados dos seus exames, você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar e decidir o que deve ser feito.

Consulte sempre um médico de sua confiança, para que sua saúde esteja sempre sob controle. Nós do Labi Exames temos o prazer de continuar proporcionando exames de qualidade, acessíveis a um preço justo, com todo o cuidado e carinho que você merece.