Hepatites não apresentam sintomas, então quando saber a hora de fazer exames? — Labi Exames

Hepatites não apresentam sintomas, então quando saber a hora de fazer exames?

6 de março de 2019
hepatites

Pré-natal, transfusão de sangue e sexo sem proteção são situações em que deve-se realizar exames para hepatite

Hepatite é uma inflamação do fígado que pode levar à morte. As causas são diversas, mas os sintomas são geralmente silenciosos. O diagnóstico precoce da doença é a recomendação mais indicada para o sucesso do tratamento. Os tipos de hepatite mais comuns no Brasil são as virais tipo A, B e C. O vírus tipo D tem maior frequência na Região Norte do Brasil e depende da presença do vírus tipo B para causar infecção, enquanto o tipo E é mais comum na Ásia e África, tendo raras ocorrências no Brasil.

Além das causas virais, a hepatite também pode ser provocada pelo consumo persistente de álcool, alguns remédios e outras drogas. Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas também podem causar hepatite. Conheça alguns desses casos a seguir.

Hepatite Infecciosa

Quando um vírus infecciona o fígado, causando inflamação conhecida como hepatite viral. São classificadas em A, B, C, D e E. O contágio pode acontecer de diferentes maneiras. No ano de 2017 tivemos, no Brasil, mais de 70% dos óbitos por hepatites infecciosas decorrentes do tipo C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). Foram quase 41 mil novos casos de hepatites virais naquele ano.

A hepatite A é uma doença altamente contagiosa, mas que tem cura. Geralmente o paciente melhora em poucas semanas, adquirindo imunidade contra novas infecções. O vírus da hepatite A é transmitido pelo consumo de água e alimentos contaminados ou pessoas infectadas. Por isso a importância de priorizar as condições de saneamento básico, manter as mãos higienizadas e consumir apenas água tratada. Em situações de enchentes ou esgoto a céu aberto, quando não se consegue evitar o contato oral com a água deve-se procurar, imediatamente, seu médico e o Labi para um exame de sangue.

Os sintomas mais frequentes das hepatites virais são cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, com aparecimento e duração variáveis. A fase aguda destas doenças podem ou não ter estes sintomas.

Nem todos os tipos de hepatites virais tem a mesma evolução. A maioria dos casos a hepatite A evolui para cura, enquanto nas hepatites B e C ocorrem muitos casos de progressão para o estágio crônico, com o desenvolvimento de complicações que podem levar à morte.  O vírus HBV está presente no sangue, no esperma e no leite materno, e sua transmissão acontece pelas relações sexuais e pela mãe ao bebê, durante o parto ou amamentação. Por isso a importância de usar preservativos, não compartilhar lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, materiais de manicure e pedicure, de tatuagem e piercings e qualquer outro objeto de uso pessoal.

Nas fases crônicas das hepatites B e C grande parte dos infectados não sabem que estão com o vírus. A única forma de descobrir esta situação é pela realização de exames laboratoriais.O Labi tem todos os tipos de exames necessários para o diagnóstico e acompanhamento das hepatites virais

Em qualquer fase da hepatite C os sintomas são raros, o que a torna um tipo de alto risco para a saúde, podendo evoluir para cirrose de uma forma silenciosa. A detecção precoce permite um acompanhamento detalhado e o tratamento da infecção crônica. Se você já tem o diagnóstico de hepatite C, o seu acompanhamento deve ser feito com exame Hepatite C Vírus Quantificação RNA, disponível no Labi.

As hepatites do tipo A e B podem ser prevenidas com vacina. Quem se vacina para o tipo B, consequentemente se protege da hepatite D.

Hepatite Alcoólica

O consumo de álcool é um problema de saúde pública devido aos diversos problemas médicos e sociais que acompanham o seu uso. A metabolização do álcool produz substâncias altamente tóxicas que podem causar inflamação severa das células do fígado.Esta situação depende do organismo da pessoa e pode ocorrer com consumo excessivo ou não do álcool. A ingestão persistente de álcool, com inflamação crônica, pode evoluir para cirrose.

Hepatite Medicamentosa

Diversos medicamentos podem causar dano ao fígado. Em alguns casos a lesão depende da dose usada e em outros, mesmo em doses adequadas, o medicamento causa lesão nas células hepáticas. No caso de suspeita de hepatite medicamentosa, que pode acontecer pela inalação de produtos tóxicos ou consumo de drogas, como remédios sem receitas ou em dosagens acima do receituário, o médico pode solicitar uma bateria de exames para avaliar o funcionamento do fígado, como TGO, TGP, GGT, albumina, bilirrubina, lactato desidrogenase e tempo de protrombina. Todos esses exames podem ser feitos no Labi com preços baixos e agilidade no atendimento. Evite usar medicamentos sem orientação médica.

A hora de fazer exames para hepatite é agora

Como vimos, os sintomas das hepatites infecciosas são silenciosos e contagiosos. Os vírus possuem tratamento e cura em muitos casos, mas se não forem descobertos e tratados a tempo, podem levar a casos crônicos. O Labi está preparado para ajudar você na realização de exames para todos os tipos de hepatite. Com a vantagem dos preços baixos e da qualidade.

Check-Up

Fígado
11 Exames em 1 só check-up:

R$ 100,00

Conheça o check-up
Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre nossos exames.
Consulte aqui
Você também pode consultar preços de exames individuais.
Consulte aqui

Porque saúde
é para todos!

O Labi Exames tem diversos check-ups de exames diferentes, criados especialmente para você.

Cada check-up foi desenvolvido para um perfil de pessoa e contém uma série de exames importantes para o acompanhamento da sua saúde. Você não precisa de prescrição médica para fazer exames. Basta escolher o check-up que melhor se adequa a você e procurar uma unidade ou entrar em contato para agendar coleta residencial. Caso precise de exames avulsos, consulte individualmente em nosso site ou no link abaixo - clique aqui para consultar exames avulsos.

No Labi Exames, você tem acesso ao seu resultado aqui mesmo no nosso site.

Basta clicar no ícone de resultados de exames no canto superior direito e informar o código do seu exame. Se precisar do seu exame impresso, procure uma de nossas unidades.

Veja aqui nossos dados de contato:

WhatsApp: 11 97216-4063 E-mail: info@labiexames.com.br

Após receber os resultados dos seus exames, você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar e decidir o que deve ser feito.

Consulte sempre um médico de sua confiança, para que sua saúde esteja sempre sob controle. Nós do Labi Exames temos o prazer de continuar proporcionando exames de qualidade, acessíveis a um preço justo, com todo o cuidado e carinho que você merece.