Hemograma completo: quais doenças são detectadas? — Labi Exames

Hemograma completo: quais doenças são detectadas?

16 de julho de 2019
Hemograma completo

Com certeza você já fez um hemograma completo. Esse exame é um dos mais comuns e tem como principal objetivo avaliar, de uma maneira geral, a saúde do paciente. Agora, você sabe como ele funciona? Quais doenças pode detectar? Aproveite este post e tire as suas dúvidas.

O que é um hemograma completo

O hemograma completo é um exame de sangue que analisa a quantidade e a forma de três tipos de células no sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas. Esses componentes são avaliados a partir de uma comparação com valores de referência (os números podem variar de acordo com sexo e idade).

Composição do sangue

Para entender melhor sobre o hemograma é preciso entender um pouco mais sobre o sangue. O sangue tem um papel essencial na manutenção e proteção do corpo humano. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio, nutrientes e outras substâncias nas células.

Sua composição é feita de:

* Hemácias: glóbulos vermelhos encarregados de transportar oxigênio para o organismo
* Leucócitos: glóbulos brancos que atuam contra infecções
* Plaquetas: cuidam da coagulação do sangue

Dessa forma, uma mudança no padrão dessas células indica que algo está errado no corpo. Ou seja, o hemograma completo é fundamental para essa análise. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma quantidade muito baixa de hemácias, pode ser que esteja com anemia. Já um total de glóbulos brancos (leucócitos) acima do esperado, pode ser um indicativo de infecção.

Para que serve o hemograma completo

O hemograma é uma grande ferramenta para descobrir como está a saúde do paciente. Resultados anormais indicam que algo está errado e, a partir daí, é possível iniciar uma investigação médica. Dentre as doenças possíveis de identificar estão:

* Leucemias e linfomas
* Infecções
* Anemias
* Distúrbios da medula óssea
* Inflamações
* Alterações na imunidade

Além desses casos, o exame também garante que o paciente possa fazer uma cirurgia e mostra como o corpo reage a determinados tratamentos.

Quando fazer

Na maioria dos casos, um hemograma faz parte dos exames de rotina. Mas, algumas vezes, pode ser solicitado para investigar a causa de sintomas como fraqueza; cansaço; sangramento do nariz, gengivas ou pele; anemia; infecções; doenças do sangue e manchas rochas em grande quantidade.

 

Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre nossos exames.
Consulte aqui
Você também pode consultar preços de exames individuais.
Consulte aqui

Porque saúde
é para todos!

O Labi Exames tem diversos check-ups de exames diferentes, criados especialmente para você.

Cada check-up foi desenvolvido para um perfil de pessoa e contém uma série de exames importantes para o acompanhamento da sua saúde. Você não precisa de prescrição médica para fazer exames. Basta escolher o check-up que melhor se adequa a você e procurar uma unidade ou entrar em contato para agendar coleta residencial. Caso precise de exames avulsos, consulte individualmente em nosso site ou no link abaixo - clique aqui para consultar exames avulsos.

No Labi Exames, você tem acesso ao seu resultado aqui mesmo no nosso site.

Basta clicar no ícone de resultados de exames no canto superior direito e informar o código do seu exame. Se precisar do seu exame impresso, procure uma de nossas unidades.

Veja aqui nossos dados de contato:

WhatsApp: 11 97216-4063 E-mail: info@labiexames.com.br

Após receber os resultados dos seus exames, você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar e decidir o que deve ser feito.

Consulte sempre um médico de sua confiança, para que sua saúde esteja sempre sob controle. Nós do Labi Exames temos o prazer de continuar proporcionando exames de qualidade, acessíveis a um preço justo, com todo o cuidado e carinho que você merece.

Precisa de ajuda para fazer seu orçamento? Chame no Whatsapp