TGO – Transaminase Glutâmica Oxalacética

O que é?

A TGO é uma enzima que fica guardada dentro do fígado. Junto com a TGP, elas são dosadas para avaliar a saúde desse orgão. A principal lesão do fígado é a hepatite, e suas principais causas são infecções por vírus, alguns remédios e o álcool. A TGO também pode ser chamada de AST (aspartato aminotransferase).

Por que fazer esse exame?

Os exames do fígado devem ser realizados em pessoas com febre, pele e olhos amarelados, enjoo e vômitos, urina muito escura (cor de Coca-Cola®) e fezes mais claras. Além disso, pessoas com hepatite B e C, ou que fazem consumo excessivo de álcool, devem realizar esse exame regularmente. Pessoas saudáveis podem fazer o exame como avaliação de saúde de rotina.

Como me preparar para esse exame?

Informe no momento da coleta os medicamentos de que você faz uso, pois alguns remédios podem interferir no resultado do exame. Não é aconselhado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame.

Como esse exame é feito?

Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado,  para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises.

Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo,  que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.

Quais são os resultados possíveis?

Resultados menores que 34 U/L indicam que a TGO está dentro da faixa normal. Resultados maiores que esse valor são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado.