PSA Total

Também conhecido como: Antígeno Prostático Específico Total

O que é?

O PSA é produzido pela próstata. Ele pode estar aumentado em diversas condições que afetam a próstata incluindo câncer. No sangue, o PSA pode circular sozinho ou ligado a proteínas. A relação PSA livre/PSA total calcula quanto circula sozinho em comparação com o total do PSA no sangue.

Por que fazer esse exame?

Esse exame é importante em pacientes que têm PSA total maior que 2,5 ng/mL pois ajuda o médico a diferenciar condições benignas e malignas da próstata.

Como me preparar para esse exame?

Para a coleta é necessário a as seguintes condições:
1. Não ter ejaculado nas últimas 48 horas.
2. Não ter feito exercício em bicicleta, andado de motocicleta ou praticado equitação nas últimas 48 horas.
3. Não ter realizado exame de toque retal, utilizado supositórios ou realizado sondagem uretral nos últimos três dias.
4. Não ter realizado ultrassom transretal nos últimos sete dias.
5. Não ter realizado retossigmoidoscopia ou colonoscopia nos últimos 15 dias.
6. Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias.
7. Não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias.
Obs: Pacientes sem próstata (realizou prostatectomia total) não tem necessidade de preparo prévio.

Como esse exame é feito?

Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado,  para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises.

Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo,  que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.

Quais são os resultados possíveis?

Resultados menores que 10% indicam maior chance de ser uma condição maligna. Valores entre 11 e 19% indicam chance de ser uma condição malignas. Resultados maiores que 20% indicam maior chance de ser uma condição benigna. A análise completa dos valores de PSA deve ser feita por um médico.