Hemoglobina Glicada Fração A1c

Também conhecido como: Hemoglobina Glicada

O que é?

A hemoglobina glicada é um reflexo da quantidade de glicose no sangue nos últimos quatro meses. A glicose é o principal açúcar presente no sangue, e seus valores devem ser controlados para evitar complicações como o diabetes.

Quanto maiores os níveis de glicose no sangue, mais esse açúcar reage com a hemoglobina, uma proteína das células vermelhas. Essa reação gera a hemoglobina glicada (HbA1c), e não pode ser revertida, ou seja, a hemoglobina fica alterada até a destruição da célula vermelha. Como a vida média de uma célula vermelha é de cerca de 120 dias, considera-se que esse exame mede os níveis de açúcar dos últimos quatro meses.

Por que fazer esse exame?

Esse exame serve para diagnóstico e, principalmente, acompanhamento do tratamento do diabetes no longo prazo. Por estimar os níveis de glicose no sangue pelos últimos quatro meses, é possível avaliar a eficácia de mudanças de estilo de vida, como dieta e exercícios físicos, bem como da introdução de medicamentos para controlar os níveis de açúcar.

Como me preparar para esse exame?

Para esse exame, não é necessário nenhum preparo prévio. Informar no momento da coleta as medicações em uso, pois o exame pode ser usado para acompanhar o tratamento do diabetes.

Como esse exame é feito?

Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado,  para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises.

Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo,  que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.

Quais são os resultados possíveis?

Considera-se valores até 5,7% normais. Resultados entre 5,7% e 6,4% mostram um risco aumentado para o desenvolvimento de diabetes no futuro. Valores maiores do que 6,5% sugerem diabetes, devendo ser confirmados com outros exames. Você deve procurar um médico para avaliação caso o resultado esteja alterado.

Para pessoas que já tem diabetes, valores até 7% mostram um controle adequado, enquanto valores maiores do que 7% sugerem que o tratamento deve ser reavaliado. É importante levar os resultados para o médico que acompanha o seu tratamento para que ele faça os ajustes necessários.