Exame de Gravidez – Beta HCG – Gonadotrofina Coriônica Beta, Soro

Também conhecido como: HCG FRAÇÃO BETA LIVRE (CORIOGONADOTROFINA) - Exame de Gravidez

O que é?

O Beta-HCG é um hormônio produzido na gravidez. Ele pode estar presente no sangue ou na urina da mulher a partir de uma semana após o início da gestação. A dosagem no sangue é mais confiável do que a dosagem na urina, que é a feita nos populares testes de farmácia.

A sua dosagem está indicada quando há atraso da menstruação ou suspeita de gravidez. O Beta-HCG pode dar positivo mesmo sem ter gravidez. Isso pode acontecer com o uso de alguns medicamentos para depressão e convulsão ou em alguns tumores. O Beta-HCG pode dar negativo mesmo a mulher estando grávida. Isso pode acontecer no início da gestação, quando a quantidade de Beta-HCG ainda é muito pequena.

A quantidade produzida varia ao longo da gestação. Ela aumenta progressivamente até atingir um pico com cerca de 90 dias de gravidez.

Por que fazer esse exame?

Esse exame pode indicar a presença de gravidez bem no seu início. Isso é fundamental para que sejam instituídas medidas que influenciam na saúde da mãe e do bebê. Quanto mais cedo se iniciar o acompanhamento pré natal, interromper o tabagismo e o consumo de álcool e drogas, melhor.

A dosagem de Beta-HCG também deve ser feita em mulheres que estejam em idade fértil e que vão passar por procedimentos ou usar medicamentos contraindicados na gravidez. Isso porque, mesmo usando métodos contraceptivos, é possível que haja falha e que a mulher esteja grávida sem saber.

Como me preparar para esse exame?

Para esse exame, não é necessário nenhum preparo especial.

Como esse exame é feito?

Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado,  para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises.

Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo,  que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.

Quais são os resultados possíveis?

Consulte a tabela para ver os valores de referência. Valores menores que 5.00 sugerem que a mulher não está grávida, mas não excluem totalmente a possibilidade.

Em caso de resultado acima de 5.00, é possível que haja gravidez. Em geral, os valores dobram a cada 48h durante as primeiras semanas da gravidez.

 

Situação Valores de referência
Mulheres não grávidas < 5.00
Mulheres grávidas
2 – 7 Dias 5.00 – 50.00
1 – 2 semanas 50.00 – 500.00
3 – 4 semanas 500.00 – 10000.00
4 – 5 semanas 1000.00 – 50000.00
5 – 6 semanas 10000.00 – 100000.00
6 – 8 semanas 15000.00 – 200000.00
2 – 3 meses 10000.00 – 100000.00