O que é?

O colesterol é uma gordura importante no funcionamento do corpo. O colesterol total é o reflexo do colesterol bom (HDL), do colesterol ruim (LDL) e do colesterol associado aos triglicerídeos (VLDL).

Por que fazer esse exame?

Quando o colesterol está  aumentado no sangue, forma placas de gordura que podem entupir os vasos sanguíneos. Por isso, é recomendado dosar o colesterol com frequência.  Os exames de colesterol devem ser feitos a partir de 35 anos nos homens e a partir dos 45 nas mulheres. Se a pessoa tem diabetes, parentes com colesterol alto ou já teve entupimento de vasos, a dosagem deve começar aos 20 anos.

Como me preparar para esse exame?

Para esse exame, não se deve ingerir bebida alcoólica nos últimos 3 dias antes do exame. Além disso, no dia anterior, deve-se evitar fumar e comer gordura em excesso. Não é necessário jejum.

Como esse exame é feito?

Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado,  para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises.

Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo,  que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.

Quais são os resultados possíveis?

Resultados menores que 200.00 mg/dL indicam que o colesterol está dentro da faixa normal. Valores entre 200.00 e 239.00mg/dL indicam que o colesterol está no limite e, por isso, é preciso aumentar os hábitos saudáveis para não ficar com colesterol alto. Colesterol maior que 240.00mg/dL é considerado alto e precisa de acompanhamento médico.

Independente do resultado do exame, todas as pessoas devem praticar atividade física, comer pouca gordura e evitar fumar.