Hepatite tem cura? Saiba mais sobre a doença — Labi Exames

Hepatite tem cura? Saiba mais sobre a doença

4 de julho de 2019
hepatite tem cura

Você sabia que o Brasil registrou mais de 40 mil novos casos de hepatite em 2017? Apesar de ser uma doença mais comum em pessoas acima dos 40 anos, em 2018, os casos mais que dobraram entre homens de 20 a 39 anos. Isso é um alerta.

O que é hepatite

Uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas. A origem mais comum é a infecção pelos vírus tipo A, B e C, mas o uso de alguns remédios, álcool e outras drogas também podem desencadear a doença. No Brasil, mais de 70% das mortes por hepatite viral são consequência da Hepatite C.  De acordo com dados do Governo, são 11,9 casos para cada 100 mil habitantes.

Um grande problema da hepatite é a ausência de sinais. Em muitos casos, não há sintomas e isso aumenta a chance de uma hepatite viral se tornar crônica. Nessas situações, o paciente pode desenvolver cirrose e até câncer, por exemplo.

Tipos mais comuns

Hepatite A

O vírus responsável por essa enfermidade é o VHA. Ele pode ser transmitido por meio de alimentos ou água contaminada e relações sexuais desprotegidas. Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos em homens de 20 a 39 anos mais que dobraram. Só em São Paulo foram 1.108 casos em 2017, um aumento expressivo em relação ao ano anterior (155). Entretanto, diferentemente de outros tipos, a Hepatite A tem 90% de chance de cura e raramente se transforma em crônica.

Hepatite B

Essa infecção é causada pelo vírus VHB. Como ele se instala na saliva, sêmen, secreções vaginais e sangue da pessoa infectada, a doença pode ser transmitida por sexo, pelo uso de drogas injetáveis, por ferimentos na pele e nas mucosas e via perinatal (da mãe para o feto durante o parto).

Ao contrário da tipo A, essa hepatite pode se desenvolver em crônica. Isso acontece quando o vírus não é eliminado do organismo em até seis meses. Assim a doença pode durar anos ou até a vida toda da pessoa. Normalmente, as crianças são as mais afetadas.

A doença pode ser facilmente evitada por meio de vacinas. Portanto, previna-se.

Hepatite C

Assim como a Hepatite B, a C pode ser transmitida por sangue contaminado, contato sexual, compartilhamento de seringas (entre outros materiais contaminados) e via perinatal. O vírus responsável por essa infecção é o VHC. Estima-se que, em 80% das pessoas contagiadas, ocorre uma evolução para a forma crônica.

Entre 2000 e 2016, foram 23.076 casos de mortes por hepatite C. Um grande problema da condição é o fato de que, muitas vezes, a pessoa não sabe que tem e, quando descobre, já está em estágio avançado.

Hepatite tem cura?

De acordo com dados do Governo, 90% dos casos de hepatite C tem cura. Por outro lado, a B, em sua forma crônica, não tem um panorama tão positivo. Existem tratamentos que ajudam a controlar a doença, evitando o desenvolvimento de cirrose e câncer, mas as chances de cura são bem menores.

Para as formas agudas da infecção (A e B), não há tratamento. Normalmente, o repouso relativo é suficiente e, em algumas semanas, a pessoa já está curada. Entretanto, como visto a cima, a hepatite é uma doença silenciosa, portanto os riscos de se tornar crônica são altos.

Faça exames de rotina

Ainda que hoje exista vacinas e tratamento, um grande problema da doença é a falta de sintomas. Segundo o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 500 milhões de pessoas no mundo têm o vírus B e C. Entretanto, desse número, apenas 5% sabe que está infectado. Faça sempre seus exames de rotina.

 

Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre nossos exames.
Consulte aqui
Você também pode consultar preços de exames individuais.
Consulte aqui

Porque saúde
é para todos!

O Labi Exames tem diversos check-ups de exames diferentes, criados especialmente para você.

Cada check-up foi desenvolvido para um perfil de pessoa e contém uma série de exames importantes para o acompanhamento da sua saúde. Você não precisa de prescrição médica para fazer exames. Basta escolher o check-up que melhor se adequa a você e procurar uma unidade ou entrar em contato para agendar coleta residencial. Caso precise de exames avulsos, consulte individualmente em nosso site ou no link abaixo - clique aqui para consultar exames avulsos.

No Labi Exames, você tem acesso ao seu resultado aqui mesmo no nosso site.

Basta clicar no ícone de resultados de exames no canto superior direito e informar o código do seu exame. Se precisar do seu exame impresso, procure uma de nossas unidades.

Veja aqui nossos dados de contato:

WhatsApp: 11 97216-4063 E-mail: info@labiexames.com.br

Após receber os resultados dos seus exames, você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar e decidir o que deve ser feito.

Consulte sempre um médico de sua confiança, para que sua saúde esteja sempre sob controle. Nós do Labi Exames temos o prazer de continuar proporcionando exames de qualidade, acessíveis a um preço justo, com todo o cuidado e carinho que você merece.

Precisa de ajuda para fazer seu orçamento? Chame no Whatsapp