Gravidez saudável: importância do pré-natal — Labi Exames

Gravidez saudável: importância do pré-natal

9 de agosto de 2019
gravidez saudável

Durante a gravidez, é muito importante manter um estilo de vida saudável. Cigarros, bebidas alcoólicas, carne mal passada e alguns outros hábitos e consumos deverão ser deixados de lado. Uma gestação bem cuidada garante um parto sem complicações e uma rápida recuperação após o nascimento do bebê. Confira neste post como ter uma gravidez saudável, lembrando que gravidez não é uma doença. Com alguns cuidados, você sempre estará apta a levar uma vida dentro da normalidade!

Suplemente Ácido Fólico

Uma característica muito comum entre as gestantes é a deficiência de ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), apenas 3% das mulheres atendidas em redes públicas de saúde ingerem a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

O ácido fólico previne que o bebê nasça com problemas na formação da coluna vertebral e pode impedir casos de anencefalia – situações em que a criança nasce com uma má formação ou ausência do cérebro.

Tenha uma dieta saudável

Para garantir uma gravidez sem riscos, é importante ter uma alimentação equilibrada e rica em frutas, legumes e vegetais. Cuidado para não cair no conto de que uma gestante deve comer por dois! O ideal é ingerir em torno de 300 calorias a mais do que o normal e, no final da gestação, 400 calorias.

Além do ácido fólico, deve-se dar prioridade ao consumo de ferro e vitamina D. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma gestante deve ingerir 60 miligramas de ferro todos os dias para evitar o desenvolvimento de uma anemia. Já a vitamina D, impede que o bebê nasça com um peso abaixo do normal.

Dica: Fique de olho no seu peso. Tanto magreza excessiva quanto obesidade podem causar danos sérios à sua saúde. Uma dieta bem planejada ajuda a evitar doenças como diabetes gestacional e hipertensão.

Faça Exercícios

Como muita gente já sabe, fazer exercícios físicos regularmente traz diversos benefícios para a saúde e, na gravidez, não seria diferente. Grávidas que fazem natação, musculação, pilates e outras atividades, têm menos chance de ter hipertensão e diabetes. Além disso, a futura mãe tem mais disposição e consegue controlar mais facilmente o seu peso.

A recomendação é de que a prática seja realizada entre duas e três vezes por semana e que seja de baixo impacto nas articulações.

Evite beber e fumar

Também não é novidade que cigarro e álcool fazem mal para a saúde. Mas na gravidez, o consumo dessas substâncias pode afetar o desenvolvimento de diversas estruturas do corpo do bebê. Um exemplo de quadro grave é a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), mulheres que consomem álcool durante a gravidez interferem na formação cerebral do feto. Isso significa que o bebê pode ter anomalias no sistema nervoso, alterações congênitas, retardo no crescimento e prejuízos no desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Atenção! As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas na amamentação. Cerca de 2% do álcool é transportado para o leite da mulher. Portanto, evite a qualquer custo este hábito e tenha uma gravidez saudável.

Assim como o álcool, o cigarro tem efeitos perigosos para os bebês. O tabagismo durante a gravidez pode causar parto prematuro, restrição de crescimento e síndrome da morte súbita infantil. Mas esse risco não é só para quem fuma. Gestantes que convivem com pessoas que fumam, também possuem risco de sofrer complicações.

Tenha as vacinas em dia

Uma outra etapa essencial do pré-natal é a reciclagem da carteira de vacinação. É muito importante garantir que a saúde da gestante esteja em dia e não corra o risco de contrair doenças como Hepatite B e Rubéola. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações do Ministérios da Saúde, são recomendadas as seguintes vacinas: Influenza, Hepatite B, dupla adulto (Difteria e Tétano – dT) e a Difteria, Tétano e Coqueluche (dTpa).

E não esqueça! Consulte sempre o seu médico para realizar programas adequados à sua saúde durante a gestação.

Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre nossos exames.
Consulte aqui
Você também pode consultar preços de exames individuais.
Consulte aqui

Porque saúde
é para todos!

O Labi Exames tem diversos check-ups de exames diferentes, criados especialmente para você.

Cada check-up foi desenvolvido para um perfil de pessoa e contém uma série de exames importantes para o acompanhamento da sua saúde. Você não precisa de prescrição médica para fazer exames. Basta escolher o check-up que melhor se adequa a você e procurar uma unidade ou entrar em contato para agendar coleta residencial. Caso precise de exames avulsos, consulte individualmente em nosso site ou no link abaixo - clique aqui para consultar exames avulsos.

No Labi Exames, você tem acesso ao seu resultado aqui mesmo no nosso site.

Basta clicar no ícone de resultados de exames no canto superior direito e informar o código do seu exame. Se precisar do seu exame impresso, procure uma de nossas unidades.

Veja aqui nossos dados de contato:

WhatsApp: 11 97216-4063 E-mail: info@labiexames.com.br

Após receber os resultados dos seus exames, você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar e decidir o que deve ser feito.

Consulte sempre um médico de sua confiança, para que sua saúde esteja sempre sob controle. Nós do Labi Exames temos o prazer de continuar proporcionando exames de qualidade, acessíveis a um preço justo, com todo o cuidado e carinho que você merece.

Precisa de ajuda para fazer seu orçamento? Chame no Whatsapp