Excesso de álcool e a hepatite alcoólica — Labi Exames

Excesso de álcool e a hepatite alcoólica

1 de março de 2019

Segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 20 mortes são por uso de álcool.

O consumo de álcool por jovens é um problema de saúde mundial. Embora a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos seja proibida no Brasil, dados do Ibope revelam que os primeiros contatos com a bebida começam por volta dos 13 anos de idade. Nesta fase, a preferência é por preços mais acessíveis e níveis elevados de teor alcoólico. Em um primeiro momento, o efeito colateral aparente é a famosa ressaca. Porém os efeitos no organismo do consumo excessivo aparecem depois de alguns anos.

Consequentemente, jovens entre 18 e 24 anos estão entre os mais dependentes de bebidas alcoólicas, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística.

Estudo publicado pela revista científica The Lancet e divulgado em 2018, analisou os níveis de consumo de álcool e seus efeitos sobre a saúde das pessoas em 195 países, desde 1990 até 2016. Os cientistas compararam pessoas de 15 a 95 anos, que consomem ou não bebida alcoólica.

Eles descobriram que uma dose por dia eleva em 0,5% o risco de problemas de saúde relacionados ao álcool, se comparado a quem não bebe. Duas doses por dia e o risco aumenta para 7%. Cinco doses diárias, o risco pode chegar a ser 37% maior.

Mas de que riscos estamos falando, exatamente?

Depois das hepatites, as doenças causadas pelo álcool como cirrose, insuficiência hepática, fibrose, entre outras, estão entre as mais diagnosticadas. Todas elas atacam o fígado, um dos órgãos vitais do corpo humano, responsável por mais de 500 reações metabólicas. Geralmente são doenças silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

É importante frisar que não existe um volume mínimo aceitável para o consumo de álcool. O risco de  desenvolvimento da hepatite alcoólica varia de pessoa para pessoa e não depende da quantidade consumida, da idade e nem do sexo.

Uma forma de prevenção à hepatite alcoólica, que tem cura mas pode levar a óbito após 6 meses, é saber que pacientes com hepatite C possuem maiores chances de contrair a doença. Este tipo de hepatite é transmitida por relação sexual, sangue ou agulhas contaminados e da mãe para o bebê durante o parto, em casos mais raros. Pode causar infecção persistente do fígado, levando à cirrose e até mesmo ao câncer.

No Labi você encontra exames de hepatite C e check-up do fígado para deixar sua saúde em dia.

O Labi te ajuda a cuidar da saúde. Agende uma coleta em domicílio.

Check-Up

Fígado
11 Exames em 1 só check-up:

R$ 100,00

Conheça o check-up
Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre nossos exames.
Consulte aqui
Você também pode consultar preços de exames individuais.
Consulte aqui

Porque saúde
é para todos!

O Labi Exames tem diversos check-ups de exames diferentes, criados especialmente para você.

Cada check-up foi desenvolvido para um perfil de pessoa e contém uma série de exames importantes para o acompanhamento da sua saúde. Você não precisa de prescrição médica para fazer exames. Basta escolher o check-up que melhor se adequa a você e procurar uma unidade ou entrar em contato para agendar coleta residencial. Caso precise de exames avulsos, consulte individualmente em nosso site ou no link abaixo - clique aqui para consultar exames avulsos.

No Labi Exames, você tem acesso ao seu resultado aqui mesmo no nosso site.

Basta clicar no ícone de resultados de exames no canto superior direito e informar o código do seu exame. Se precisar do seu exame impresso, procure uma de nossas unidades.

Veja aqui nossos dados de contato:

WhatsApp: 11 97216-4063 E-mail: info@labiexames.com.br

Após receber os resultados dos seus exames, você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar e decidir o que deve ser feito.

Consulte sempre um médico de sua confiança, para que sua saúde esteja sempre sob controle. Nós do Labi Exames temos o prazer de continuar proporcionando exames de qualidade, acessíveis a um preço justo, com todo o cuidado e carinho que você merece.