Conheça os sintomas da Hepatite — Labi Exames

Conheça os sintomas da Hepatite

11 de julho de 2019
hepatite sintomas

Um dos grandes problemas da Hepatite é a falta de sintomas. Por isso, muitos levam anos até descobrir que estão com a doença, o que é grave. O melhor a fazer, então, é ficar atento aos principais sinais e saber a hora de fazer os exames de prevenção.

Antes abordar os sintomas da hepatite, vale salientar as diferenças entre hepatite aguda e hepatite crônica. A primeira fase – a aguda – na maioria dos casos, evolui para a cura. Em contrapartida, a segunda fase – a crônica – mesmo sendo silenciosa, pode evoluir para situações mais graves como cirrose e até câncer.

A boa notícia é que, se descoberta a tempo, mesmo a fase crônica de hepatite C tem cura, principalmente com a utilização de novos medicamentos. Lembre sempre: quanto antes for detectada a fase crônica, melhor será a resposta ao tratamento.

Principais sintomas da hepatite

Como dito anteriormente, na maioria dos casos, a hepatite é assintomática e, quando há indícios, normalmente ela já está em estágio avançado. Abaixo, alguns dos indícios mais comuns:

* Mal-estar
* Enjoo / Vômitos
* Febre
* Fraqueza
* Dor abdominal
* Perda de apetite
* Urina escura
* Olhos e pele amarelados
* Fezes esbranquiçadas

 

Hepatite A

Na maioria dos casos, o vírus responsável pela Hepatite A não causa sintomas e, quando presentes, podem ser confundidos com uma virose qualquer. Dores musculares, febre, mal-estar, cansaço, náuseas e vômitos. Muitas pessoas acabam contraindo a doença e nem percebem. Em um período curto de tempo, o agente é eliminado do organismo.

Hepatite B

Assim como a tipo A, a fase aguda dessa doença pode passar despercebida. Uma boa notícia é que a maioria dos pacientes consegue eliminar o vírus e apenas cerca de 5% a 10% evolui para a fase crônica. Nessa etapa, muitas vezes, já aparecem problemas no funcionamento do fígado. Amarelamento da pele, ascite, aumento do baço e distúrbios de atenção e de comportamento são alguns dos sintomas. A evolução da doença crônica depende da resposta do sistema imunológico, consumo de álcool e eventual infecção por outro vírus.

Hepatite C

Da mesma maneira, a Hepatite C raramente tem sintomas em sua forma aguda. Em alguns casos, entretanto, a pessoa pode sentir mal-estar, náuseas, pele amarelada, dor muscular, perda de peso e cansaço. Já na maioria das vezes, os indícios só aparecem anos após a infecção, quando o paciente já apresenta um quadro grave com risco de desenvolver cirrose, câncer no fígado e insuficiência hepática.

Melhor prevenir

Nas doenças silenciosas, a melhor forma de prevenção é descobrir precocemente. Isso vale para as hepatites crônicas. Segundo o Fundo Mundial para a Hepatite da ONU, apenas 5% das pessoas infectadas cronicamente com os vírus B e C sabe desta condição. Assim, não deixe de realizar seus check ups para se prevenir. Cuide da sua saúde!

Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre nossos exames.
Consulte aqui
Você também pode consultar preços de exames individuais.
Consulte aqui

Porque saúde
é para todos!

O Labi Exames tem diversos check-ups de exames diferentes, criados especialmente para você.

Cada check-up foi desenvolvido para um perfil de pessoa e contém uma série de exames importantes para o acompanhamento da sua saúde. Você não precisa de prescrição médica para fazer exames. Basta escolher o check-up que melhor se adequa a você e procurar uma unidade ou entrar em contato para agendar coleta residencial. Caso precise de exames avulsos, consulte individualmente em nosso site ou no link abaixo - clique aqui para consultar exames avulsos.

No Labi Exames, você tem acesso ao seu resultado aqui mesmo no nosso site.

Basta clicar no ícone de resultados de exames no canto superior direito e informar o código do seu exame. Se precisar do seu exame impresso, procure uma de nossas unidades.

Veja aqui nossos dados de contato:

WhatsApp: 11 97216-4063 E-mail: info@labiexames.com.br

Após receber os resultados dos seus exames, você deve consultar seu médico para que ele possa avaliar e decidir o que deve ser feito.

Consulte sempre um médico de sua confiança, para que sua saúde esteja sempre sob controle. Nós do Labi Exames temos o prazer de continuar proporcionando exames de qualidade, acessíveis a um preço justo, com todo o cuidado e carinho que você merece.

Precisa de ajuda para fazer seu orçamento? Chame no Whatsapp